Nos meus 52 anos de vida nunca passei por um período de seca tão intenso. Nasci dia 02 de janeiro, e diz meu pai que naquele mês choveu 19 dias seguidos, algo natural pela época, mas em janeiro deste ano, nada de chuva.
O que acontecerá nos próximos meses? Racionamento, com certeza, eu mesmo venho tomando certos cuidados, por exemplo, fazer a barba debaixo do chuveiro com a torneira desligada, coisa que não fazia até algum tempo atrás.
Percebo também que estamos “secos” de alegria, esperança, sorrisos, tolerância, educação, respeito e tantas outras coisas que precisamos com urgência trazer ao nosso dia a dia para “molhar” nosso “coração”, trazendo a alegria e disposição para uma vida melhor.
Um dos assuntos da semana foi o episódio do garoto cujo o braço foi amputado devido ao ataque do tigre em um zoológico em Maringá no Paraná. Escutamos todo o tipo de argumentos sobre este caso, e lendo um artigo à respeito do ocorrido no blog http://motite.blogs.sapo.pt, concordei plenamente com o autor. O que está faltando na atualidade é obediência, isso mesmo, obedecer é um verbo muito pouco aplicado hoje em dia, e ele gostaria que o Ministério da Educação fosse chamado de Ministério do Ensino, pois, educação quem tem a obrigação é a família e não a escola. Muitos pais, deixam o ensino e a educação aos cuidados da escola, trazendo enormes transtornos para a sociedade. Alguma atitude tem que ser tomada e parar de dizer que no Brasil nada dá certo, claro que dá, só que com muito trabalho e esforço, como diz o ditado : Andorinha sozinha não faz verão, precisamos dar o pontapé inicial.
A educação é a saída para tudo: fim da corrupção, saúde de qualidade, pois povo educado é povo saudável. Em vários países do primeiro mundo não precisa de cobrador dentro do trem porque todo mundo paga a passagem antes de entrar. Na Áustria as padarias deixam o leite fora e as pessoas pegam e depositam as moedas em um pote, sem ninguém vigiando, comenta o autor do blog acima citado. Se aqui no Brasil estamos longe de chegar a este ponto, pelo menos devemos começar.
Esta seca que estamos vivendo, vai além da falta dágua!
Boa semana!